Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Fé teimosa

JÓ de Uz – 19

Mesmo que, minha pele assim,
a doença a coma toda, eu ainda hei de ver
o Eterno neste corpo.
(Jó 19.26)
Os discursos de Jó anteriores ao Terceiro Diálogo – Jó 22-27 - foram marcados por altos e baixos, sentimentos conflitantes, fortes emoções, mas muita reflexão. Ainda sob o terrível impacto das catástrofes que o abalaram enormemente, chegou a preferir nem ter nascido:
Por que é que não nasci morto já, pra não viver?
Por que é que não morri antes mesmo de nascer?
- 3.11
Nem pensou em suicídio, o que é muito significativo, mas desejou que o próprio Deus tirasse sua vida:
...que a mim meu Deus conceda responder minha oração!
Ah! então o Deus Eterno, minha vida, tiraria;
atacar-me-ia, sem dó, e, comigo, acabaria.
- 6.8-9
Em outro surto de desespero:
Deveria ter morrido, antes de alguém me ver;
já do ventre da minha mãe, para a sepultura ido. - 10.18-19
Mas sua fé robusta teimava em resistir, em momentos improváveis:
Eu, porém, melhor pra mim:
Esperar melhores tempos,’té minha luta acabar. - 14.14
Cuidarás pra que eu não erre, –
Esquecendo meus pecados; erros meus, vais apagar. - 14.16-17
Sem conforto neste mundo, lembrou de olhar para cima:
Eu bem sei que, advogado,
lá no céu, já tenho um,
e que vai me defender.
- 16.19
Sem mais nada para ancorar sua esperança:
Pois eu sei: Meu defensor está vivo; e, no fim,
cá virá me defender. Mesmo que, minha pele assim,
a doença a coma toda, eu ainda hei de ver
o Eterno neste corpo. Com meus olhos, há de ser,
- 19.25-27
Enfim, esquecendo suas próprias dores, tomou todo o cuidado para deixar claro o quanto respeitava e temia seu Deus, para então declarar sua verdadeira queixa:
Oh! por que meu Deus-Poder não me agenda pra julgar;
marca um dia para, aos dEle, Sua justiça realizar?
- 24.1


Segue: Os d'Ele



(O livro de Jó em trovas do Prof. Josê Alaby 
está disponível nas lojas Amazon em forma digital 
sob o título – clique - JÓ de Uz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário