Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 17 de junho de 2020

O inverno de novo


Mestre Natureza 01

A fúria de homens violentos é como uma tempestade de inverno...
Isaías 25.4
Após providencial silêncio, exigido pelas circunstâncias do período, é prudente ouvirmos o que a Mestre Natureza nos ensina sobre os dolorosos momentos que enfrentamos.
Lembramos novamente que as variações do clima político costumam assemelhar-se ao ciclo das quatro estações do ano, por coincidência ou porque os dois fenômenos obedecem com suas especificidades às mesmas leis que regem as coisas criadas em sua totalidade: o mesmo sistema.
Como já observamos há quase um ano, o inverno, que mais uma vez se aproxima, é certamente a mais desagradável das quatro. O frio e a baixa umidade do ar, que em si já são um grande transtorno, tornam as pessoas vulneráveis a uma série de enfermidades. Tem-se a impressão que na superfície da terra tudo começa a morrer. Custa a passar, cada um enfrenta como pode, na certeza de que logo virá a primavera e depois o verão. Mas o verdadeiro culpado por essa situação é mesmo o outono, quando o sol teimou em levantar-se cada dia mais tarde e a recolher-se cada vez mais cedo, inclinando ainda mais sua trajetória, de modo a não conseguir clarear e aquecer adequadamente o planeta.
Por outro lado, exatamente com a chegada do inverno que a jornada do astro rei se tornará cada dia mais longa e irá se aprumando no céu, de modo que no final a superfície estará bem mais iluminada e o clima bem mais ameno, digno da estação que virá em seguida. Mas será no subsolo que haverá trabalho bem mais intenso, onde a vida começa a se preparar freneticamente para eclodir: a minhoca e outros bichinhos não cansarão de processar, discretamente, o material orgânico ali depositado pela dinâmica da própria natureza, possibilitando que germinem as sementes e brotinhos enterrados. Onde o frio for mais intenso e nevar, mesmo antes desta dissipar-se, o fruto daquele labor já começará com sua pujança a ornamentar a primavera.
A seguir: O inverno político.

2 comentários: