Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Poucos mestres

A Sabedoria de Tiago 20

Meus irmãos, somente poucos
de vocês vão se tornar
os bons mestres na Igreja.
Tiago 3.1

(A CARTA DE TIAGO completa, nos versos de José Alaby, você lê aqui)
Neste capítulo terceiro prosseguem as considerações iniciadas no versículo 1.17, quando Tiago orientou a estar sempre pronto para ouvir, mas demore pra falar e propôs uma série de cuidados a serem tomados antes de abrir a boca, concluindo que é melhor expressar a fé pondo em prática a Palavra ouvida, valorizando os pobres, em fé abastados, e não bajulando os ricos, que exploram bem vocês. Em resumo: para se tornar um servo aprovado, bom mesmo é ficar de boca fechada; após ouvir, basta que se ponham a fazer o que ela manda:
Se vocês obedecerem a Suprema Lei do Amor,
farão sempre o que devem
.
Finalmente, ele se dirigiu aos que insistem em servir usando a palavra. Esta é uma atividade que atrai a muitos, porque para executá-la é utilizado um dos menores membros do corpo, talvez o que demande o menor esforço para ser posto em ação. Entretanto, trata-se do mais difícil e perigoso de ser conduzido, de modo que nós, que estamos a ensinar, todos cometemos erros, no que dizemos. Pode-se mesmo afirmar:
...O que não comete erros no que diz, no seu falar,
é perfeito, e é capaz de, seu corpo, controlar.
Trata-se de um ministério específico para o qual poucos são escolhidos, exige renúncia, dons muito especiais e não admite tropeços, pelo que seremos bem julgados mais que os outros, com rigor.
(Continua na próxima postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário