Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Ai...!


Mestre Natureza 10
Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto:
- "Eli, Eli, lemá sabactani?" Essas palavras querem dizer:
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
"

Mateus 27.46
A verdade que descrevemos na última postagem, sem graça nenhuma, também não é nada natural, a natureza não está preparada para superá-la sozinha: não vai passar "naturalmente". O que ela pode fazer é o que faz todo mundo, quando não vê saída ao seu alcance: gritar. Além de aliviar a dor, talvez iniba o agressor ou consiga algum socorro.
Nosso Nordeste tão sofrido nem sempre foi assim. Possuía as terras mais férteis e acessíveis que os invasores encontraram; não por acaso foram as primeiras a serem colonizadas. Em poucos anos, a vida que lá graçava foi exaurida para locupletar os cofres europeus. Com o passar do tempo, as autoridades acabaram acatando a mais importante regra política de toda a história: o direito do mais armado. Mas ainda se ouve o grito inconformado da natureza ecoando através dos séculos.
O Rio de Janeiro apresenta-se hoje como um eloquente símbolo do que aconteceu com nossa exuberante Mata Atlântica. Apesar de todas as agressões sofridas desde que lá aportaram os primeiros homens brancos, até meados do século passado a cidade ainda podia ser chamada de maravilhosa; mesmo as favelas tinham o seu encanto. A cada dia multiplicam-se as pedras que rolam, as encostam que deslizam, soterramentos, enchentes... A ciclovia da Niemeyer seria apenas um exemplo dramático, ou só sem graça?
Minas Gerais: Uma rápida passada pelas alterosas, pois não há como calar Mariana, Brumadinho e seus rios abaixo.
E o grito da Amazônia agonizante já repercute há algum tempo ao redor do planeta. Seus violentadores justificam-se com discursos técnicos e rebuscados: - É frescura dela!
Estes gritos parecem não intimidar os agressores, e o gigante, forte, impávido, continua deitado eternamente em berço explêndido. A Mestra não tem muito mais a nos ensinar para dar um fim a esse invferno político misturado com endemia moral intermináveis e artificiais, criados por nós mesmos. Porém, cada um de nós, seres inteligentes, políticos, éticos, pode fazer muito mais, aliando-se aos que nada mais esperam para dar o melhor de si, do que ficar apenas se queixando, xingando, exortando os outros pelas redes sociais:
Porque todos aqueles que pedem recebem;
aqueles que procuram acham;
e a porta será aberta para quem bate.

Mateus 7.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário