Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Uma verdade, meio sem graça


Mestre Natureza 09

E muito se maravilhavam da sua doutrina,
porque a sua palavra era com autoridade.

Lucas 4.32
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade,
e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

João 1.14
Temos um presidente de verdade, mas sem nenhuma graça. Não fala como quem tem autoridade. Poucos a reconhecem; e declaram que de fato estão cansados de todas elas. E ele é apenas uma caricatura dos que hoje ocupam as alturas.
Mas, o que tinha de diferente a palavra de Jesus que fazia transparecer sua autoridade? Não era o que ele dizia, mas o que fazia: curava os enfermos e alimenrava os famintos, sem receber nada em troca; de acordo com as leis que ele mesmo estabeleceu para toda a criação. Segundo tais leis, o serviço e as riquezas devem fluir de cima para baixo, do maior para o menor, dos que têm para os que não têm. Mas a política dos seres humanos funciona no sentido inverso: que os pequenos sirvam os grandes; que a riqueza produzida pelos que têm pouco ou nada vá engordar a dos que já têm de sobra. Essa inversão de direção gera outras anomalias danosas.
Por exemplo, tudo que é gerado pela natureza é empregado para enriquecer a vida, ela não produz lixo, poluentes que ficam atrapalhando seu funcionamento e provocando doenças; nem guarda para si o necessário para o outro. Se alguém se dispuser a calcular, certamente vai chegar à conclusão de que a o trabalho dispendido para produzir e armazenar os rejeitos, somado ao gasto prara gerar saldos bancários inativos e supérfluos, daria de sobra para erradicar a pobreza do mundo, se direcionados para esse fim.
Quem retêm o que falta para os pequenos costuma declarar que trabalhou muito para merecê-lo. Impropriamente, pois trabalho de verdade é o esforço dispendido para produzir a riqueza necessária para manter a vida, não para apropriar-se da produzida por terceiros, seja direta ou indiretamente. Nada parecido acontece na natureza, sob nenhum pretexto: tudo é direcionado para enriquecer a vida de todos.
E o que teria a mestre natureza a nos dizer sobre essa situação sem graça?
Ai! A seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário