Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vai que é tua...!

Mestre Natureza 11


A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai,
é esta: 
...e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.
Tiago 1.27
Iniciamos esta série referindo-nos ao inverno, um transtorno cíclico natural, fruto das contingências da própria natureza, que propiciam outros bem mais danosos, como secas, tornados, terremotos, tsunames... Talvez nossa atual crise ético-política esteja mais para estes do que para aquele. À primeira vista parece desesperador, mas observemos: estes ocorrem em áreas restritas e localizadas, a maior parte do planeta está livres deles; em algumas áreas inclusive, também restritas e localizadas, a vida chega mesmo a ser exuberante. Este fato, sim, é o suficiente para alimentar nossa esperança e motivar nossa ação. Com certeza!
A Amazônia é um exemplo. Qual seu segredo? Os doadores que estão bem acima dela, para além da atmosfera, como o sol e a lua, são os mesmos que servem toda a crosta terrestre. Certamente, a diferença está entre os que atuam abaixo dela, no subsolo; nos lugares onde há muito pouca ou nenhuma vida devem faltar as minhocas e seus minúsculos colaboradores, por exemplo. Pode parecer também que seu segredo seja isolar-se, construir muros, afastar-se dos menos afortunados, para proteger-se. Será?
Muito pelo contrário. Que seria dela se não fossem os ventos carregados de umidade que alimentam seus rios, atraídos por sua frescura. Ou das geleiras dos Andes, que armazenam durante o inverno água em abundância, para oferecer-lhe na primavera carregada de sais e matéria orgânica? Desnecessário repetir os enormes benefícios que ela de sua parte envia para o mundo todo. Neste processo, de novo, os beneficiados pelos grandes não lhes retornam nada em pagamento, apenas repassam para os que estão abaixo. Mas em algum gargalo algo está represando esse fluxo vital, formando uma trombose global, prenúncio de um enfarte eminente. Isso não é natural. Necessita com urgência de uma dose cavalar de sinvastatina para neutralizar a ação do colesterol mau e sua gangue; ou talvez medida mais drástica.
Porém, tais procedimentos têm seus inconvenientes, a começar pelos efeitos colaterais, e nem sempre são eficazes, principalmente nos estágios avançados da enfermidade, como acontece com nosso corpo social. A Amazônia mostra o caminho: mesmo sofrendo agressões, recebe apenas insumos saudáveis, permanece prestando seus serviços vitais e a si mesma guarda-se incontaminada do mundo.
É aí que você entra, a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário