Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

DIA DO IDOSO

 Publicado no Jornal A OPINIÃO
PEDRO OSÓRIO (RS)
31 setembro de 2021

Até meados do século passado haviam tão pouco idosos no mundo que eram praticamente invisíveis ou simplesmente ignorados pela população em geral; os mais maltratados pelos anos eram simplesmente escondidos.

Com uma pequena melhora na qualidade de vida, eles cresceram em número e em idade, mas contraditoriamente, seus sofrimentos também aumentaram, tornaram-se um enorme problema. Ficou impossível ignorá-los.

Assim, 1º de outubro foi declarado em 1991 DIA INTERNACIONAL DO IDOSO pela Organização das Nações Unidas. Posteriormente, 1999 foi proclamado Ano Internacional do Idoso, com o objetivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecendo de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, econômicos, culturais e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no século seguinte” – o nosso. (Wikipedia).

O Brasil tomou uma série de outras providências nessa direção, como a promulgação do Estatuto do Idoso intencionalmente em 1º de outubro de 2003, e fazendo dessa data nosso DIA NACIONAL DO IDOSO.

A pessoa idosa, o velho, carrega consigo aspectos positivos e negativos, que não lhe são fornecidos num pacote pronto: ela os vai coletando aos poucos na caminhada que se chama envelhecimento; parte tem origem em suas próprias escolhas, uma grande parcela lhe é fornecida pelas circunstâncias, por indivíduos e pela sociedade.

Somos todos coletores e fornecedores, envolve cada decisão, cada atitude que tomamos, as quais são determinantes do futuro que enfrentaremos individual e socialmente. Devemos estar atentos 365 dias por ano enquanto envelhecemos.

oOo


Nenhum comentário:

Postar um comentário