Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 12 de maio de 2021

É hora de reencontrar o Caminho - ASCENSÃO

 


E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias,
até o fim dos tempos.

Mateus 28.20

Ainda há muitas outras coisas que Jesus fez.
Se todas elas fossem escritas, uma por uma,
acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros
que seriam escritos.

João 21.25

Duas maneiras de encerrar seus evangelhos. João, para deixar claro que seus relatos continham apenas uma ínfima parte do que Jesus fizera, confessou que, se fosse contar tudo, não haveria lugar no mundo para guardar seus livros, deixando-nos com um gostinho de quero-mais. Mateus, talvez com a mesma preocupação, concluiu registrando a promessa do Rei de estar conosco para sempre, para indicar a direção a seguir a cada curva do caminho.

Nos dois milênios de caminhada, a cristandade foi encontrando novos terrenos e paisagens que o Mestre não havia mencionado e que exigem muita atenção, como os vírus, bactérias, vacinas, indústria..., gerando dúvidas quanto a direção a tomar. Mas existem pelo menos três sinalizadores que estão postados em todo o percurso: as palavras do SENHOR inscritas na consciência de cada pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus; o procedimento fiel das coisas criadas; e a Palavra revelada e encarnada.

A consciência humana revela-se claramente em seu primeiro ímpeto diante do necessitado: socorrê-lo. Avaliar o que se poderia ganhar ou perder com tal procedimento é o que estraga tudo.

As coisas criadas comportam-se todo o tempo de acordo com as leis divinas. Algumas vezes causam transtornos; em contrapartida, disponibilizam os recursos para superá-los. No caso das enfermidades, fornecem terapias naturais, entre as quais os medicamentos, e a inteligência humana para descobri-las e aplicá-las nos semelhantes.

A Palavra revelada e encarnada é riquíssima. Talvez a infração de trânsito mais cometida no atual trecho do percurso seja contra sua placa “vença o mal com o bem”.

A presente postagem tem como subtítulo ASCENSÃO porque o evento é celebrado neste final de semana por algumas igrejas cristãs. Entretanto os dois evangelistas que citamos não o mencionam. Ao afirmar que não fora possível registrar todos os feitos de Jesus na terra, João insinua de certa maneira que muitos ainda estavam para vir a luz, pois Ele continuaria por aqui. O que está também explícito no registro de Mateus: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Segue: O bem contra o mal - PENTECOSTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário