A Sabedoria de Tiago 01
11 Eu, Tiago, de Deus,
servo, e de Cristo, meu Senhor,
saudações globais ao povo que pertence ao Deus de Amor.
saudações globais ao povo que pertence ao Deus de Amor.
(A CARTA DE TIAGO completa,
nos versos de José Alaby, você lê aqui)
nos versos de José Alaby, você lê aqui)
Trabalhem para o bem da
cidade...,
se ela estiver bem, vocês também estarão.
se ela estiver bem, vocês também estarão.
No tempo de Jesus Cristo, a
Palestina era a terra dos judeus. Ali eles viviam, tinham suas propriedades,
seu governo, embora submisso ao Império Romano, e era onde se localizava seu
único Templo. Os cristãos primitivos, que eram principalmente judeus, também
encontravam-se em casa nesse território. Mas alguns anos após a morte do
Mestre, ambos passaram a ser perseguidos pelos romanos. Essa perseguição
provocou uma debandada de judeus e cristãos para todas as partes do império, os
quais passaram a viver num mundo estranho, com outros costumes e,
principalmente, com outras religiões, e sob autoridades pagãs.
A situação era semelhante à dos judeus que
Nabucodonosor havia levado como prisioneiros de Jerusalém para a Babilônia, aos
quais o profeta Jeremias também escrevera uma carta seis séculos antes,
dizendo:
Construam casas e morem nelas.
Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.
Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos.
Vocês devem aumentar em número e não diminuir.
Trabalhem para o bem da cidade aonde eu os mandei como prisioneiros.
Orem a mim, pedindo em favor dela, pois,
se ela estiver bem, vocês também estarão.- Jeremias 29.5-7
Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas.
Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos.
Vocês devem aumentar em número e não diminuir.
Trabalhem para o bem da cidade aonde eu os mandei como prisioneiros.
Orem a mim, pedindo em favor dela, pois,
se ela estiver bem, vocês também estarão.- Jeremias 29.5-7
Nesses dois momentos
da história, o povo tornara-se de repente uma minoria política no seio da
sociedade que passaria a integrar daí para o futuro. As cartas exortavam Israel
para sua também nova vocação cívica, que se impunha: o lugar da povo/Igreja era
o próprio mundo; em vez de buscar satisfação isoladamente, o novo povo
escolhido deveria procurar e encontrar sua plenitude na promoção da paz
pública! O povo estava deportado: sua grandeza e sua alegria encontravam-se
doravante além de si mesmo.
Tiago enviou saudações globais, à toda superfície do planeta, mas não se dirigiu a quem possa interessar, nem aos que tem fé, aos que adoram, aos chamados
cristãos, mas ao povo que pertence ao Deus de Amor. Sua mensagem só tem sentido para os que têm
consciência que fazem parte desse povo; senão, seus conselhos, por mais belos
que pareçam, serão tão úteis quanto sementes laçadas sobre a rocha.
O povo que pertence ao
Deus de Amor, de verdade, vivencia entre nós hoje situação semelhante, encarando a
mais o materialismo e a acelerada paganização dos cultos que se apresentam como
cristãos. Portanto constam sem dúvida alguma também entre os destinatários
diretos daquelas cartas, e suas palavras aplicam-se a nossos dias obscuros com
muito mais intensidade.
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