Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

sábado, 22 de dezembro de 2018

História de TOBIAS - Resumo

Tobit
Era o pai de Tobias. Não teve vida fácil, apesar de andar sempre pelos caminhos da verdade e da justiça. Depois que ficou cego, a situação se tornou insuportável, e ele orou a Deus:
Manda que me tirem a vida, e eu desaparecerei da face da terra...
Sim, é melhor morrer do que viver, pois sofro ultrajes que não mereço,
e a tristeza me invade.
Tobias 3.6

Sara
Era filha única de um parente de Tobit, Ragüel; morava numa cidade distante. Sete noivos morreram no dia do casamento, pelo que passou a ser alvo de insultos. Ela também orou a Deus:
Para que viver mais? Se não me quiseres tirar a vida, Senhor,
trata-me com compaixão, para que eu não ouça mais insultos.
3.15
Tobias
Recebeu ordem do pai, que esperava a morte, para ir até à Média buscar dez talentos de prata que lá deixara sob a guarda de outro parente havia vinte anos, quando gozava de certa prosperidade.
Rafael
Foi o anjo que conduziu Tobias na viagem, na pessoa de seu primo Azarias. Após longa jornada repleta de lances pitorescos, como seu bem sucedido casamento com Sara, trouxe-o de volta com sua esposa, seu dote, os dez talentos de prata e a cura para a cegueira do pai.
Final da história
E Tobit morreu em paz com a idade de cento e doze anos,
e foi sepultado em Nínive com todas as honras.
Tinha sessenta e dois anos quando ficou cego e,
depois que recuperou a vista, viveu feliz, praticou a esmola
e continuou a bendizer a Deus e celebrar sua grandeza.
14.2
Tobias herdou o que era da família de Ragüel
e também o que era do seu pai Tobit.
Cercado de respeito, morreu em Ecbátana, na Média,
 com cento e dezessete anos
.14.13-14
Reflexões
Numa próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário