Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 24 de junho de 2020

O inverno político


Mestre Natureza 02

Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, 
para cuidar dele e nele fazer plantações.
Gênesis 2.15
Você conhece as leis que governam o céu
e sabe como devem ser aplicadas na terra?

Jó 38.33
Leia antes: O inverno de novo
Ano passado tivemos oportunidade de observar que os males que vivenciamos em nosso país, comparáveis de certa forma com os do inverno, resultaram do caos que nele foi sendo implantado quando ainda experimentávamos relativa normalidade. Mas, como o ciclo vital da Criação não permite que a escuridão dure para sempre, em determinado momento, o outono político foi dando espaço a uma nova estação. Apesar dos calafrios, aqueles que enxergam e tinham os olhos abertos foram vendo com mais clareza e separando a boa luz da escuridão, e já vislumbravam a primavera, a restauração da vida.
Mas existem algumas diferenças entre as duas situações que devem ser levadas em conta: Enquanto as instabilidades climáticas são protagonizadas por agentes naturais, que observam com sabedoria as leis do criador, as históricas dependem mais do comportamento humano, que podem divergir daquelas, e costumam ser mais longas. Superá-las, portanto, requer muita paciência, perseverança…, habilidades que são atributos apenas de quem espera naquele que continua gerindo sua própria obra. Aí reside toda possível esperança.
Na verdade, embora os fenômenos relacionados com o clima dependam quase que integralmente da ação da natureza, o homem, como criatura que é e também parte dela, recebeu igualmente do criador responsabilidades na sua condução, bem definidas: cuidar da terra e fazer plantações, nada mais. Já os acontecimentos históricos dependem principalmente dos seres humanos, que se comportam conforme suas próprias concepções do bem e mal, embora dentro dos limites que lhes impõem os elementos naturais, tanto animados como inanimados.
A seguir: Mais semelhanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário