Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Primeiro, a ruim.

Na última postagem, mencionamos uma boa notícia de há vinte séculos. Para maior compreensão de seu significado, foi indispensável contar antes uma ruim. De certo modo, explica porque seria recebida na época como uma BOA nova. Se fosse para hoje, seria ainda melhor. Pelas mesmas razões, uma ruim primeiro.
Infelizmente, nestes dias, só nos assaltam mesmo notícias ruins. Todas as previsões são muito pessimistas, para o caso de não acontecer uma mudança tão ou mais radical do que aquela de há vinte séculos.
Para simplificar, e nos limitar ao mais dramático, vamos supor que neste mundo só existam três pessoas: Moe, Larry e Curly. Moe produz e vende, Larry compra e Curly provê o dinheiro de que precisam, na forma de investimento ou empréstimo, em troca de uma compensação chamada lucro ou juros. Moe o paga com o resultado de suas vendas; Larry paga as compras e os juros com seu trabalho.
Acontece que Moe e Larry nunca conseguiram saldar totalmente seus débitos com Curly, de modo que este passou a emprestar-lhe não apenas para custear suas produção e compras, mas também os juros que já lhe deviam (juros sobre juros). Para reverter a situação seria necessário aumentar a produção e diminuir os custos, inclusive com a redução dos trabalhadores ou de seus salários que, paradoxalmente, deveriam aumentar para poder absorver as mercadorias produzidas a mais. Como a coisa continuou piorando, chegamos ao ponto em que a dívida global em 2016 chegaria ao absurdo de 225% do que é produzido em todo o mundo. Isto é, se Moe e Larry parassem de produzir e de trabalhar, entregassem tudo a Curly, ficariam sem mais nada e ainda continuariam lhe devendo mais um tanto e um quarto. Sem mencionar os recursos naturais a serem empregados, dos quais o planeta, para dizer toda a verdade, já nem mais dispõe.
Moe, Larry e Curly sabem muito bem da catástrofe que nos aguarda a todos; entretanto, os três patetas estão brigando mesmo é para garantir na marra cada qual para si o que possa sobrar.
Mas uma boa, agora NOVA para hoje, paira no ar. A seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário