Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Deus fala fazendo


O DEUS da Criação 05

Antes eu te conhecia só por ouvir falar,
mas agora eu te vejo com meus próprios olhos.

Jó 42.5
... pois vocês sabem que nós, os que ensinamos,
seremos julgados com mais rigor do que os outros.
Todos nós sempre cometemos erros.

Tiago 3.1-2
Não obstante suas semelhanças, os dois diálogos mantidos por Deus com Jó e Moisés, mencionados na última postagem, apresentam diferenças muito importantes. Por exemplo, fora Deus quem tomara a iniciativa de falar a Moisés e, através dele a Israel e a todxs nós; enquanto Jó foi quem insistiu em falar-lhe e cobrar dele uma resposta.
Além disso, fez-se ouvir por este através de um fenômeno bastante ordinário: do meio de um redemoinho (Jó 38.1; 40.6). Não necessitou de nenhum milagre, pois sua voz foi facilmente identificada por seu servo, como uma ovelha que conhece a de seu pastor. Ele a aguardava mesmo com ansiedade, cheio de dúvidas, porque o que ouvia dos sábios e entendidos não batia com sua própria experiência e com o que seus olhos atentos observavam ao redor. Também nenhuma ordem foi dada, pois basta ver seu Senhor em ação, para o servo fiel saber o que deve fazer. Neste caso, o criador se mostrou diretamente em ação, de modo que o então interlocutor o viu com seus próprios olhos.
Ao passo que, a Moisés, O Senhor sinalizou sua presença num fenômeno extraordinário, num arbusto que ardia e não se consumia, e foi através de atos miraculosos que se fez presente na vida do povo escolhido, através dos séculos. Ordenava-lhe também a prática de ações, estas muito claras, embora nem sempre bem entendidas ou acatadas. Revelava-se por meio de palavras, bem como de ritos, teofanias, sinais e outras formas, de modo que os ouvintes o conheciam por ouvir falar.
Entretanto, a palavra pode ser enganosa, como todas as mídias, e a própria bíblia está repleta de advertências contra esse perigo. Tiago, em toda sua Carta, deu especial atenção ao fato: além dos falsos mestres e dos mal-intencionados, até os chamados sempre cometem erros. Chegou mesmo a propor um desafio:
Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente?
Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento
e pelas suas ações, ...

Tiago 3.13


Nenhum comentário:

Postar um comentário