Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Deus fala a Jó

O DEUS da Criação - 2
Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a Jó a seguinte resposta:...
Jó 38:1

A história de Jó é bem conhecida. No auge de sua profunda angústia, acorreram quatro amigos, sábios e instruídos, para socorrê-lo. Seus longos discursos de nada adiantaram, pois sua própria experiência e o que acontecia ao seu redor contradiziam o que afirmavam sobre Deus. Inconformado, resolveu dispensá-los e apresentar ao próprio suas queixas, e tudo fez para dele arrancar uma resposta. Ao contrário de Adão que, ao ouvir seus passos no jardim, escondeu-se com medo.
O que ouviu foi uma longa e severa exortação, que revelavam coisas infinitamente maiores do que esperava. Acompanhadas de um desafio:
Você conhece as leis que governam o céu
e sabe como devem ser aplicadas na terra?
A reação final do queixoso diz tudo:
Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria,
visto que sou tão ignorante.
É que eu falei de coisas que eu não compreendia,
coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender.
Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder as tuas perguntas.
Antes eu te conhecia só por ouvir falar,
mas agora eu te vejo com meus próprios olhos.

Jó 42.3-5
Estas palavras nos dão uma ideia ainda que aproximada sobre a que se referiu Jesus quando orou:
- Ó Pai Senhor do céu e da terra,
 eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução
 aquilo que escondestes dos sábios e instruídos!

Mateus 11.25


Mas afinal, o que falou Deus? A seguir: Leis que regem os céus.

3 comentários:

  1. Sempre que ouço ou leio a respeito de Jó, meu coração se inflama em temor e tremor a Deus por duas coisas. A primeira, porque Ele é soberano. E, a segunda, porque Ele não rejeita um coração quebrantado. Isso pra mim quebra todos os paradigmas sobre o que falam a respeito do que o Pai é.
    Embora Jó tivesse passado por quase toda a sua vida achando que conhecesse a Deus no âmbito pessoal, é bem notório durante o seu diálogo que não foi bem assim... porém, a sua maturidade espiritual, dor, e o/ou desejo de querer compreender a real situação o leva a um encontro fantástico!!!
    Não se dá pra comparar ou até mesmo medir na nossa régua de vida, com base na relação que o outro tem ou deixou de ter com Deus. É única. Seria pura ignorância ou até mesmo perca de tempo. Contudo, o exemplo de Jó e de muitos outros homens da Bíblia desencadeiam certos encontros com o Pai, que nos despertam e revelam o desconhecido.
    É visível o quanto Deus está interessado em se revelar a cada um de nós pela beleza de sua santidade; e o quão tem nos polpado de ações e ataques que em nossa memória foge a compreensão. No entanto, somos respaldados pela sua graça e misericórdia. É nítido, pelo menos pra mim, que o intuito de tudo seja glorificação de seu santo nome. É isso que Ele merece! E o mínimo que posso fazer com a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Já que vc não não está no face nem é seguidora do blog, seria bom se inscrever como seguidora ou pelo menos assinar o comentário, pois seus comentários são muito enriquecedores. Este, por exemplo, mostra que vc foi muito além do que diz o comentário, mergulhou mesmo na mensagem do livro, com impressionante propriedade. Muito gratificante, pois é exatamente o propósito do blog.
    Sê tu uma bênção! (Gn 2.12)

    ResponderExcluir
  3. Amém! Obrigada!
    Venho acompanhando seus textos sempre que posso. Eles são muito bons! Me desafiam a pensar e a olhar pra dentro de mim em termos de mudanças.
    Deus continue renovando sua mente.

    ResponderExcluir