Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A fé e o conhecimento tácito


O DEUS da Criação 12

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Hebreus 11.1
Faz sentido se admitimos que podemos ter um
conhecimento tácito

de coisas ainda não descobertas.Polanyi p23
O autor da segunda frase acima não se refere diretamente ao que afirma a primeira, pois seu propósito é resolver questões relacionadas ao saber científico. Mas temos de admitir que ele está se referindo à mesma realidade ou a outra de semelhança impressionante, que nos faz pensar na possibilidade de uma salutar reaproximação da teologia com as ciências da natureza, em benefício dos que por séculos sofrem as consequências desse divórcio, aparentemente amigável, mas que muitas vezes gera graves contendas.
Polanyi dedicou grande parte de seus escritos a demonstrar com muitos exemplos que o ”conhecimento tácito de coisas ainda não descobertas” é não apenas possível mas desempenha verdadeiramente papel fundamental na atividade científica, sua área de atuação.
Quanto aos teólogos e simples crentes caberia considerar o verdadeiro papel que a fé desempenha na vida cristã. Ela é geralmente vista simplesmente como uma opção pessoal ou um desejo forte de muito pouca consistência; entretanto, biblicamente, trata-se de algo muito mais poderoso: de nossa confiança inabalável em um fundamento tão sólido capaz de assegurar nossos projetos mais preciosos. Nas últimas postagens temos feito referências a alguns de seus aspectos. Agora é hora de prestarmos a devida atenção aos exaustivos exemplos que Hebreus se dá ao trabalho de apresentar nos 39 versículos restantes do capítulo 11, para demonstrar o significado da afirmação introdutória do primeiro, transcrito acima. Encontramos aí talvez a mais completa explanação do que significaria “frutos dignos do arrependimento”, “frutos do espírito”, “boas obras” e outros sinônimos que encontramos no Novo Testamento: pura prática, única maneira que tanto o conhecimento tácito como a fé podem ser conquistados ou demostrados.

Um comentário:

  1. Precisamos entender estes aspectos para ter uma de lúcida aguardo as próximas indicação

    ResponderExcluir