Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

terça-feira, 7 de julho de 2020

E daí?


Mestre Natureza 04
Antes eu te conhecia só por ouvir falar, 
mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.
Jó 42.5
E daí? O que nós, você e eu temos com isso? Isso? Só cada um de nós pode mesmo responder por si. Talvez seja importante começarmos por identificar o espaço que ocupamos, onde atuamos: nas alturas ou no subsolo?
Na confrontação da política com a natureza transparece não apenas uma semelhança entre os dois mundos e suas instabilidades, mas também uma proximidade vital entre os seres que ocupam as alturas ou o subsolo dos dois mundos. Dentre os últimos lembramos logo dos agricultores, que convivem mesmo com as minhocas e seus companheiros, mas também do marceneiro, que interage com a madeira, do metalúrgico, que trabalha com o ferro, e de todos os que lidam diretamente com elementos naturais, até do lixeiro.
Podem dizer com Jó: - vejo com meus próprios olhos, sinto com minha pele, cheiro com meu nariz… Aplicam-se as palavras de Jesus:- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Estes, os sábios e instruídos, podem estar perdidos como Jó antes que visse: - ...conhecia por ouvir falar. Ouvir falar, palavras de terceiros, tão cheias de armadilhas.
Em se tratando de um fenômeno natural o inverno pode ser mais ou menos rigoroso de um ano para o outro; e as enfermidades oportunistas podem igualmente ser mais ou menos traumáticas. Os seres que atuam no subsolo tratam sempre de realizar seu trabalho da melhor maneira possível, independente dos rigores e traumas que têm de encarar, para deixar tudo pronto para a primavera. Os seres humanos que estão próximos deles fazem bem em seguir seus exemplos, em se tratando das estações do ano ou das instabilidades políticas.
Das alturas, onde trabalham os ventos, as nuvens, a lua, os planetas, as estrelas, o sol, também não esperamos nem desejamos mudanças significativas; se fosse o caso, teria que acontecer algo como uma revolução em todo o universo, para o que deveríamos aguardar pelo menos alguns milhões de anos. Mas no âmbito político, os que atuam nas alturas devem e podem alterar radicalmente seus procedimentos com urgência.
Que tal uma revolução política? A seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário