Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 23 de julho de 2020

O sol


Mestre Natureza 06

Olha a linda violeta: dá na sombra seu odor.
Não almeja nem deseja ser notável nem maior.
Para a violeta humilde, para a mais soberba flor
sopra a mesma briza amena, vem do sol igual calor.
(memórias da infância)

De todos os sistemas planetários conhecidos, o solar é o  último em magnitude, entretanto somente um dos menores de seus planetas é capaz de hospedar vida, em toda a vastidão do universo.
         Se vida pudesse ser medida, sua unidade seria algo como o que os cientistas sociais chamam de IDH, índice de desenvolvimento humano. E a capacidade de um país para proporcionar qualidade de vida a todos seus habitantes seria certamente proporcional a sua renda per capita. Tão surpreendente quanto o menor sistema planetário conter algo como a vida é o fato de que o primeiro país de nosso planeta em termos de IDH é apenas o quarto em renda per capita. Mais surpreendente ainda é que o primeiro neste último índice seja apenas o 21º em IDH. Conclusão: parecer grande aos olhos do homem não significa capacidade de propiciar qualidade de vida. 
Cada ser vivo bem como seus componentes têm seu próprio tamanho, desde os muito pequenos até os muito grandes. Eles têm a propriedade de crescerem em volume e em número - de se multiplicarem, até determinado ponto: quando chegam na medida certa, estabilizam-se. Crescer além da conta é mesmo ruim; são apenas exemplos o gigantismo, o estômago dilatado, o colesterol alto e o câncer, este formado por células normais cujo único defeito é não cessarem de se multiplicar, que se torna verdadeiramente maligno quando elas começam a ocupar o espaço de outras células, deformando o desempenho destas. O corpo social está sujeito aos mesmos males; eu e você, como componentes dele, precisamos neste momento grave fazer uma revisão geral, e talvez submeter-se a uma terapia radical.
Pense agora nas garras do gato, e de todos os felinos, também não param de crescer. Entretanto, se não se controlam, acabam ferindo seus portadores; o crescimento se estabiliza quando estes arranham alguma coisa, quando elas lhes prestam os serviços para que foram talhadas. Veja que há uma relação saudável entre serviço e tamanho adequado; no caso do sol e seu sistema também: estes não crescem para assim poderem permanecer prestando os serviços a que foram designados, como enviar calor na medida para a humilde violeta exalar seu odor mesmo à sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário