Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Uma enorme diferença

 

Está escancarado na imprensa o dilema que os poderosos deste mundo que nos governam e seus conselheiros sábios e instruídos veem diante de si nestes momentos decisivos: salvar vidas ou salvar a economia.

Repercutem entre nós as palavras de Josué aos israelitas ao entrarem na Terra Prometida, inaugurando o período dos juízes:

- Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR.
Sejam seus servos sinceros e fiéis.
...Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR,
decidam hoje a quem vão servir.

Josué 24.14-15

Felizmente, são muitos também os que observam as palavras do SENHOR inscritas na consciência de cada pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus, que estudam as coisas criadas, não com o propósito de manipulá-las de acordo com seus interesses, mas a fim de aprender com elas, como pessoas inteligentes. Para estes não há dilema nenhum, só existe um único caminho a seguir, o mesmo para ontem e para amanhã: salvar vidas, ou melhor, promover a vida em abundância.

Independentemente do poder que dispõem, empregam nesse propósito seus talentos arriscando as próprias vidas em laboratórios, como pesquisadores, assistentes ou cobaias humanas voluntárias; nos hospitais e postos de saúde, como médicos, enfermeiros, paramédicos...; envolvidos em outros serviços essenciais ou como simples cidadãos, protegendo e cuidando de seus familiares, colegas e amigos; praticando o isolamento social, preocupados com os anônimos.

Na verdade, este é O Caminho, que se chama Jesus, embora muitos que andam por ele nem saibam seu nome. Aquele que, quando esteve por aqui, nos ensinou muito sobre as coisas criadas, sobre as ovelhas, galinhas, sementes, frutos, lírios do campo..., não como interagir com elas, pois isso está ao alcance de todo ser racional. Nos mostrou foi como elas obedecem as leis do Criador, produzindo e desenvolvendo vida, para que voltemos a proceder da mesma maneira.

Não falou sobre vírus, bactérias, micróbios e muitas outras coisas cuja existência a razão humana viria a descobrir bem mais tarde, como os medicamentos, vacinas, imunização, saneamento... Tratando-se igualmente de coisas criadas, aplicam-se também para elas a mesma lei observada pelas galinhas, sementes, etc.: promover e salvar vidas.

E a economia? Fica para depois, quando tudo voltar a ser como antes? Mas, o que você quer mesmo é que tudo volte a ser como antes?

Vejamos: há alguns milênios houve um grande dilúvio que praticamente dizimou a vida humana sobre a terra; era para começar tudo de novo, diferente, mas continuou como antes. Há alguns séculos houve também uma grande peste que ceifou muitas vidas, numericamente recuperadas apenas após duzentos anos. Somente mais tarde os cérebros humanos descobriram os vírus e bactérias e os meios para combatê-los, fazendo uma grande diferença, mas os propósitos econômicos se encarregaram de continuar atentando contra a vida.

Segue: É hora de reencontrar o Caminho - ASCENSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário