Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Ninguém há que me socorra

JÓ de Uz - 9

Até mesmo a mim mesmo
não consigo ajudar;
ninguém há que me socorra
– que me venha amparar!
 - Jó 6.13
Avalie a reação de Elifaz aos lamentos de Jó e a justificativa deste: capítulos 4-7.
Diante das desconcertantes queixas de seu amigo, Elifaz reagiu fundamentado nas sólidas certezas da sabedoria antiga. A situação era delicada, pois nenhum dos dois conhecia o estranho desafio que Deus propusera a Satanás.
Começou então, com argumentos rebuscados, apelando ao temor que tem de Deus, para levá-lo a confiar, e a sua vida correta, para levá-lo a esperançar. Semelhantemente, lembrou que ninguém pode ser correto ante Deus, nosso Senhor nem tão puro no julgar do Criador. Assim:
Somos nós os que causamos
todo esse sofrimento;
é tão certo como brasas
atiçadas pelo vento.
A solução:
Se eu fosse, Jó, você,
voltaria para Deus;
eu entregaria a Ele
todos os problemas meus.
Pois, Deus, da morte, salva os pobres; ...Ah! Deus fere, mas Deus mesmo faz divino curativo.
Em resposta a quem parecia não ter entendido nada do que dissera antes, para justificar por que falei com violência dura assim, pintou com cores ainda mais fortes a situação desesperadora que sofria, mostrando, em primeiro lugar, que até mesmo a mim mesmo não consigo ajudar; em segundo, que ninguém há que me socorra – que me venha amparar!  E comparou os que omitem socorro aos desesperados com aqueles que, em leilão, seriam bem capazes de vender mesmo um órfão, ou até, mesmo amigo.
Em fim de contas,
Um desesperado assim
bem merece a compaixão
dos amigos, mesmo quando
ao seu Deus não teme, não!
Culpar as próprias vítimas de nossa sociedade opressora por sua situação desesperadora é também a postura dos que hoje lhes negam o justo socorro. Bem como os que enriquecem tranquilos vendendo conselhos de autoajuda esquecem que os realmente necessitados não estão em condições nem mesmo de se auto ajudar.



Segue: A justiça não tardou



(O livro de Jó em trovas do Prof. Josê Alaby está disponível nas lojas Amazon em forma digital sob o título – clique - JÓ de Uz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário