Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Fraco e humilhado

JÓ de Uz – 24


Costumava eu ouvir harpas, flautas a tocar
sempre músicas alegres, mas agora, o que escutar?
Eu escuto muito choro, muita gente a soluçar.

Jó resumiu assim a degradação radical que tomou conta de seu viver. Impõe-se entretanto a leitura atenta do capítulo 30 para sentir-se minimamente a angústia extrema que o dominou, também o nível das pessoas que o cercavam, que vêm querer de mim zombar, como se fosse eu piada..., de mim, vêm se afastar, porque, nojo, eles sentem; ...chegam mesmo a me cuspir...
Em breves palavras, não passavam de raça inútil, não têm nome; enxotados do país, condenados são à fome. E, atingido por esse desprezo humilhante, ainda que partindo de criaturas extremamente enfraquecidas: me apavoro na contenda.
É costume referir-se a esse grupo de pessoas como escória, termo que designa os rejeitos do processo de depuração de metais, pois elas representam os rejeitados da sociedade:
enxotados do país, condenados são à fome...
São expulsos por pessoas, que os espantam, já aos gritos,
como fossem, sim, ladrões
.
Desprezados, portanto, não devido a sua má índole, mas sim à extrema debilidade física:
 São pessoas muito magras, fracas de, fome, passar...
Têm de morar em morros, em cavernas ou nas rochas.
Degradados a uma condição sub-humana, abaixo mesmo dos animais:
não poria gente assim
nem com cães que agora estão, do meu gado, a cuidar.
E Jó continuava irredutivelmente convencido de que Deus aprontara com ele:
Com crueldade Tu me tratas e, com todo o Teu poder,
Tu ainda me persegues.
Mas ainda conservava a certeza de que, apesar de tudo, esse Deus era sua única esperança:
– este homem – que não pode fazer nada, a não ser
só pedir-Te piedade.

Segue: Minha defesa


(O livro de Jó em trovas do Prof. Josê Alaby está disponível nas lojas Amazon em forma digital sob o título – clique - JÓ de Uz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário