Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Quem, pra isso, tem poder?

JÓ de Uz – 32



Só de olhar pra Leviatã,
já a gente se amedronta
e, assim, perde a coragem;
tanto medo toma conta.
Jó 41.9
Na sua Primeira Resposta, Deus expôs sua poderosa e competente atuação no âmbito da natureza, em todas suas dimensões. No início da Segunda, tratou de um grave problema específico das sociedades humanas, ou seja, o da opressão dos humildes por parte dos poderosos.
Na sequência da Segunda Resposta, capítulo 40.15-41.34, para ficar bem claro que seu poderio extrapolava em muito aqueles dois ambientes familiares a seu servo rebelde, ocupou-se de criaturas de um mundo que geralmente chamamos de sobrenatural, ou simplesmente imaginário.
A primeira a que se referiu chamou de Beemote, conforme o texto original. Esse nome foi traduzido por hipopótamo na versão que estamos utilizando, mas já foi também identificado com o elefante e o búfalo. Esses animais conhecidos são de fato muito fortes, entretanto, o poder que Deus atribuiu àquela criatura misteriosa ultrapassa em larga escala o que estes demonstram possuir na vida real. Apesar disso, por mais poderosa que ela pudesse ser, Eu vim também criar, como Eu criei você. Mas também deixou claro: Só Eu o posso vencer.
Sobre a segunda criatura citada, Leviatã, é comum encontrar referências na literatura do Oriente antigo em geral. Costuma ser identificada com o crocodilo, mas seus poderes extraordinários excedem igualmente aos deste animal e também não se restringem ao mundo material, de modo que se tornou o símbolo das potências hostis ao Criador. Apesar de sempre ser por este derrotada, é merecedor de todo respeito: entre as feras orgulhosas, ele é rei bem majestoso.
Nem quem vive no mundo de hoje está imune aos temores que provocam criaturas que habitam tal mundo nebuloso sobrenatural/imaginário. Já são tantas e de tantas categorias, impossível de enumerar. Especialistas se oferecem como capazes de derrotá-las, e muitas vezes se dão muito mal. Entretanto, por mais tenebrosas que elas sejam apresentadas, não chegam também a constituir uma ameaça preocupante aos sólidos intentos do Deus verdadeiro. 


Segue: Adorando só a Ti


(O livro de Jó em trovas do Prof. Josê Alaby está disponível nas lojas Amazon em forma digital sob o título – clique - JÓ de Uz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário