Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ouçam gritos

A Sabedoria de Tiago 28


Nestes tempos que passaram, só juntaram mais riqueza
e vocês, não, não têm pago as pessoas, com certeza,...
...que trabalham nos seus campos. Ouçam as reclamações
que vêm deles! Ouçam gritos dos que ’stão nas plantações.
Tiago 5.4-6  (A CARTA DE TIAGO completa, nos versos de José Alaby, você lê aqui) 
Do mesmo modo que, como vimos na postagem anterior, todo mundo conhece as consequências do excesso da exposição ao sol, do abuso dos alimentos e das superdoses dos remédios, salta também aos olhos de todos os grandes males gerados pelo excesso de riqueza: discriminação, rivalidade, falsidade, inveja, sofrimento, suborno, corrupção, opressão, assassinatos, guerras, desumanização, insanidade mental, moral e espiritual, e também por aí vai (complete a lista, se for possível) . São os bichos, o mau cheiro, as traças a ferrugem que convivem com os maus desejos, a cobiça, a ganância.
Veja bem. Se Deus cuidou para que a terra produzisse alimento suficiente para o sustento diário de cada criatura humanas que nela trabalha enquanto vivesse, não foi difícil Tiago concluir...
vocês, não, não têm pago as pessoas, com certeza,...
...que trabalham nos seus campos.
Até hoje, retenção de salários talvez tenha sido a maneira mais utilizada para se apropriar dos recursos gerados pelo trabalho dos outros, mas inventaram-se nestes últimos dois mil anos muitas outras, mais complexas e mais dissimuladas, inclusive protegidas pelas próprias leis. E não serão os vultosos dízimos transferidos para as contas dos líderes religiosos corruptos, nem a construção de enormes e luxuosos templos, louvores estridentes ou mesmo as migalhas distribuídas aos famintos que convencerão Deus a proteger seus cofres. A sabedoria já declarou quais os pilares que projetou para sustentar a criação e toda vida que nela existe. Mas a ganância desprezou JUSTIÇA e HONESTIDADE, ruindo com estes dois a ALEGRIA:
Ouçam gritos dos que ’stão nas plantações.
Pois Deus também não se compra. Em lugar de suas propinas, são
Esses gritos que já chegaram aos ouvidos do Senhor, do Deus Todo-Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário