Deus
da criação 7
Antônio
não havia estudado música, mas tirava um sonzinho legal de sua
viola. Dava até uma de compositor e poeta:
“O
perigo está aqui. O perigo está acola.
O perigo onde anda ninguém pode imaginar.”
O perigo onde anda ninguém pode imaginar.”
Prestava
serviço nos sítios da região onde morava. Tinha muitas outras
habilidades; entre elas, a de exímio pedreiro. Mesmo sem ter sido
alfabetizado, calculava de cabeça e informava a quantidade de
tijolos, areia e cimento que seria necessário para levantar e
emboçar determinada parede antes mesmo que o patrão concluísse
suas contas no papel. Entusiasmados, seus amigos aconselhavam:
-
Você precisa frequentar a escola, Antônio!
Ele
foi.
Passado
um tempo, soube-se que abandonara as aulas.
-
Por que, Antônio?
-
Não entendia as contas do papel e estava esquecendo as das ideias!
Antônio
possuía um conhecimento tácito sobre cálculos, que é pessoal e
impossível de explicitar em palavras ou símbolos, traduzir em
teorias - por isso só se adquire e se demonstra na prática;
diferente daquele que nos ensinaram na escola por meio de discursos e
de textos.
Este
tipo de conhecimento está muito mais presente no cotidiano das
pessoas do que conseguimos perceber. É mais notável entre as
crianças que, mesmo antes de conhecer as palavras, faladas,
escritas, ou qualquer símbolo com significado, aprendem uma
infinidade de procedimentos, os mais complicados e a maioria dos que
lhe servirão por toda a vida. É também como se adquire as
habilidades indispensáveis no exercício das profissões.
Entretanto,
por mais importante que seja, o conhecimento adquirido por meio das
teorias ou _logias, é um processo bem mais cansativo e requer muito
estudo prévio, além de sujeito a equívocos. Não está ao alcance
de crianças, sendo muito pouco compreendido pelas pessoas com pouca
instrução. Quais as consequências disso para nossa fé, nossas
teologias e para o logos divino? É o desafio que esta série de
postagens pretende propor aos seus leitores, crentes simples ou
teólogos.
Segue:
Sabedoria
e ciência
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