Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Se der certo?

 O SENHOR abençoou a última parte da vida de Jó
mais do que a primeira.

Jó 42.12

A teimosia de Jó, finalmente deu certo, embora as vidas ceifadas tenham sido perdidas para sempre. O recomeço também exigiu algumas providências preliminares. De início Deus pediu a Jó que ajudasse os culpados:

Depois que acabou de falar com Jó,
o SENHOR disse a Elifaz, da região de Temã:
- Estou muito irado com você e com os seus dois amigos,
pois vocês não falaram a verdade a meu respeito,
como o meu servo Jó falou.
Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó
e ofereçam como sacrifício em favor de vocês.
O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração
e não os castigarei como merecem...
Jó 42.7-8

Mas seus amigos não foram os responsáveis pelo que lhe aconteceu. Por que mereciam ser castigados? Jó desprezara a consolação deles, mas eles só queriam ajudar. Mereciam porque não falaram a verdade a meu respeito. Quantos de nós, que não nos consideramos responsáveis pelo que está acontecendo, estamos falando demais nestes tempos difíceis, só pensando em ajudar?!

Hoje, o sacrifício de animais seria dispensado, pois Jesus já cumpriu na cruz essa parte. Mas, os justos também não podem esquecer de que a ordem de orar pelos culpados continua valendo.

E que faziam as autoridades? Jó responde:

Deus entregou o mundo nas mãos dos maus
e cobriu os olhos dos juízes com uma venda.

Jó 9.24

Se alguma vez fui violento com um órfão,
sabendo que eu tinha o apoio dos juízes...

Jó 31.21

Os bens restaurados também não caíram do céu por milagre, nem resultaram de um negócio bem sucedido. Mais gente, comum, ainda entraria em cena, agindo de modo bem diferente:

Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo
e tomaram parte num banquete na casa dele.
Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido
e o consolaram por todas as desgraças
que o SENHOR havia feito cair sobre ele.
E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro.
..
Jó 42.11

A seguir: Sem Deus e sem rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário