Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Alguma outra diferença?

 

Quando isso acontecer,
vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram,
porém o SENHOR Deus não ouvirá as suas queixas.

1 Samuel 8.18

Durante cerca de duzentos anos, após Israel ocupar a Terra Prometida, o SENHOR foi-lhe fiel como Deus, mesmo apesar da infidelidade do povo, e como Rei, libertando-o dos que o atacavam e roubavam.

Entretanto, os israelitas optaram por eleger Saul como seu rei, que não agiu precisamente como os dos outros países, conforme o povo desejava. Levou uns dez anos para aparecer Davi, ele sim, como os outros, procedendo conforme o SENHOR havia previsto. Este manteve-se o Deus fiel dos israelitas, como antes. Mas, para a tarefa de libertador, respeitou a vontade do povo, tratando seus reis do modo como procedia com todos deste mundo; segundo Santo Agostinho: abençoando-os quando procediam de acordo com as leis naturais, impressas em suas consciências e nas coisas criadas; e deixando-os amargar as consequências de quando seguiam seu apetite de poder. E ainda continuou pelos próximos mil anos preparando seus eleitos para serem uma bênção para todos os povos.

Finalmente, enviou seu próprio Filho para restabelecer o Reino de Deus aqui na terra, como Salvador, convidando a cada ser humano indistintamente a recebê-lo como seu único Rei e levar a Salvação para todos os povos.

Em nossos dias, dois mil anos depois de nos ser apresentado tal convite, costumamos levar muito a sério se uma pessoa acredita/crê em Deus ou não. Mas não é isso que está em questão. O fato de Ele ser Deus de cada um e de todo mundo não depende de nosso desejo ou de nosso saber; Ele sempre foi e será o que É, independentemente de nossa vontade. A oportunidade que nos dá é de aceitá-lo como Rei, e obedecer voluntariamente sua lei, reconhecendo nossa incapacidade de fazê-lo, pois nisso Ele promete também nos ajudar.

Apesar de tudo, hoje ainda repercute a advertência feita há três mil anos por Samuel em nome do SENHOR ao povo que elegera para ser uma bênção, e parece que tudo continua igual: Insistimos em depositar toda nossa esperança nos poderosos deste mundo, suas armas, suas leis, seus métodos, supostamente para salvar os fracos dos que os atacam e roubam.

Portanto, a advertência ainda é válida. Mas, a visita que o Filho de Deus fez à terra, há dois mil anos, mais a pandemia, hoje, fazem Uma enorme diferença, a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário