Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Tenham muita paciência

JÓ de Uz - 16

                                                      Jó ouve Gikovate


O que encontramos em Jó 20.1-21.6?
Falando depois de Bildade e Elifaz, no capítulo 20, Zofar continuou com a mesma ladainha: A alegria de ser mau, dura pouco o seu prazer... Bem no auge do sucesso, a miséria o atacará... Quando Deus, a Sua ira sobre eles derramar, suas riquezas vão sumir...
Antes de concluir este segundo diálogo, Jó abriu o capítulo 21 dispensando tal tipo de consolação:
O melhor consolo, sim,
que vocês me podem dar
é, com muita atenção,
minhas palavras, escutar.
Tenham muita paciência,
sim, enquanto eu falar;
Tomou assim a atitude que o psicanalista Flávio Gikovate aconselha hoje: ...os indivíduos inteligentes e de boa persistência poderão montar suas próprias estratégias terapêuticas, em muitos casos dispensando a intermediação do profissional treinado para isso, se souberem a respeito dos mecanismos de como as pessoas se livram efetivamente de determinados estados de alma... (aliás, acho que só deveria procurar ajuda técnica específica depois de tentar se resolver por si...)*.
Lembre que Jó sempre demonstrou conhecer esses mecanismos bem melhor que seus consoladores. Ele insistia em externar com toda sinceridade a verdade que lhe pesava no coração, atitude hoje considerada fundamental para a cura. Aqueles se valiam de longos e enfadonhos discursos para inculcar no paciente suas próprias convicções, contrariando a postura do bom terapeuta, que, quando procurado, deve mesmo é saber ouvir.
Entretanto, mesmo pessoas religiosas não conseguem encontrar consolo diretamente em Deus, como Jó queria, porque costumam não ser sinceras. Com medo, ou para bajular, falam o que supõem ele gostaria de ouvir e não o que realmente sentem, como se ele já não soubesse o que guardam no íntimo, mesmo antes de ser procurado. Nestes casos, evidentemente, ficam sempre sem uma resposta satisfatória. É bem mais fácil enrolar o pastor. 
* Flávio Gikovate, Deixe de Ser Gordo (1986), pags. 89 e 93.

________________________________________________

Segue: O mau sempre foge



(O livro de Jó em trovas do Prof. Josê Alaby 
está disponível nas lojas Amazon em forma digital 
sob o título – clique - JÓ de Uz)

LEITURA GRATUITA

DIAS 12 A 15

DESTE MÊS

Nenhum comentário:

Postar um comentário