Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Como nos perdemos? - Abel e Caim


O DEUS da Criação 19

O SENHOR ficou contente com Abel e com a sua oferta, 
mas rejeitou Caim e a sua oferta.
Gênesis 4.4-5
Leia em sua própria bíblia com muita atenção a história de Abel e Caim: Gênesis 4.1-16
Parece que de início os dois irmãos não se entenderam para fazer com que a terra produzisse algum alimento, de modo que o primeiro se dedicou ao pastoreio e o outro, à agricultura. Certamente aquele seguiu direitinho o que aprendeu no Livro da Natureza e procedeu exatamente como fazia o Criador, tanto que seu primeiro cabrito deu um excelente assado, que até Deus aprovou, semelhante ao que custou a Jacó a bênção de Isaque. Já o outro talvez resolvesse fazer de seu próprio jeito, resultando uma porcaria de sopa de legumes, mais parecia de um cardápio de fast food ou de vegetais geneticamente modificados, diferente do prato de lentilhas com que Esaú vendeu seu direito de progenitura. E continuamos desenvolvendo e complicando essa prática até os dias de hoje, apesar de os alimentos se tornarem cada vez mais escassos, menos saborosos e nutritivos, e o solo sendo destruído escandalosamente. Para justificar exibimos números, tais como o PIB, índice da bolsa, lucratividade, alta das ações, baixa dos custos...
Devemos deixar claro que as ilustrações apresentadas nestes duas últimas postagens, pinçadas no atual domínio das ciências naturais, nos esclarecem sobre a utilidade do Livro da Natureza, mas seu ensino é muito mais amplo e profundo. O que vale também para o das ciências humanas, como economia, direito, sociologia, psicologia, política, história, etc. Entretanto, como nem os estudiosos especializados nessas disciplinas se entendem entre si, fica difícil tornar claro para as pessoas comuns exemplos que elas oferecem.
A continuação da história de Caim ilustra o quanto devemos refletir e aprender sobre essas questões: depois dos fatos narrados acima, ele ficou irado com o resultado de sua teimosia, amarrou a cara e acabou assassinando o irmão que procedera corretamente. Virou fugitivo. E o que fez Deus a respeito? Tatuou na testa do assassino: este homem matou seu irmão, mas ai de quem lhe fizer mal, pois ele também é meu filho. Mas isso já faz parte do livro da revelação.

2 comentários:

  1. Até hj não sabemos ofertar ao Senhor damos o que sobra e não o melhor misericórdia

    ResponderExcluir