Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Mais o_v_e_l_h_a

Tanto o Antigo quanto o Novo Testamentos recorrem inúmeras vezes ao pastor e suas ovelhas para traduzirem a mensagem que têm para transmitir, não como uma simples ilustração, mas porque esse comportamento presente na natureza fala com muito mais clareza e é mais inteligível que qualquer discurso; trata-se de uma lei natural a ser observada pelos sábios e inteligentes. Hoje temos alguma dificuldade em captar seu ensinamento em toda a profundidade porque tanto as ovelhas quanto os pastores já não se comportam tão naturalmente como nos tempos bíblicos. Mas um mínimo de informação sobre o assunto e uma leitura atenciosa ajudam muito mais do que os arrazoados comentários impressos. Tente com estes exemplos:

Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor.
Mateus 9.36

- Procurarei as ovelhas perdidas, trarei de volta as que se desviaram, farei curativo nas machucadas e tratarei das doentes.
Ezequiel 34.16

- João Batista nos mandou perguntar o seguinte:
o senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?
- Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram.
Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam,
os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados,
e os pobres recebem o evangelho.

Lucas 7.20-22

Agora, aplique o mesmo método a esta lição de Jesus e compare com tudo o que já ouviu sobre amor e ministério pastoral:

...Jesus perguntou a Simão Pedro:
- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?
- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! - respondeu ele.
Então Jesus lhe disse:
- Tome conta das minhas ovelhas!
E perguntou pela segunda vez:
- Simão, filho de João, você me ama?
Pedro respondeu:
- Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!
E Jesus lhe disse outra vez:
- Tome conta das minhas ovelhas!
E perguntou pela terceira vez:
- Simão, filho de João, você me ama?
Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: "Você me ama?"
E respondeu: - O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor!
E Jesus ordenou:

- Tome conta das minhas ovelhas.

João 21.15-17


Nenhum comentário:

Postar um comentário