Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

O tratamento adequado

- Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda:
"Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus!
Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos!"

Mateus 25.41

A pobreza, a fome, as enfermidades e deficiências individuais são exemplos de doenças que agridem o organismo social. Como este deveria reagir, naturalmente?

Mateus 25.31-46, que descreve o Juízo Final, deixa as coisas bem claras. Os corpos sociais foram criados para se comportar naturalmente como qualquer outro organismo vivo: todas as suas partes constituintes, desde as mais importantes às mais insignificantes, se empenhariam para alimentar e curar todas as demais, desde as mais importantes às mais insignificantes.

Em situações extremas, membros são amputados, órgãos extraídos, tumores extirpados cirurgicamente. Mas esse procedimento radical nem sempre é aconselhável, de modo que são previamente submetidos a tratamento por algum tempo, a fim de serem preservados e os efeitos nocivos reduzidos, até que estejam prontos para a cirurgia, ou se recuperem, tornando esta desnecessária.

Segundo a teoria de Polanye sobre os níveis evolutivos dos seres vivos, referida na última postagem, esse procedimento seria natural na que vivenciamos atualmente, a dos seres éticos, sendo o desvio moral ele mesmo em si uma enfermidade social, que deve receber tratamento adequado para minimizar seus efeitos sobre os membros sadios, e venha mesmo a ser curada, mas que deverá finalmente desaparecer para emergir a fase seguinte. Esta, quem anunciou foi o apóstolo Paulo: quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade (1ª Coríntios 15.53). É o que ensina a parábola:

Deixem o trigo e o joio crescerem juntos até o tempo da colheita.
Então eu direi aos trabalhadores que vão fazer a colheita:
'Arranquem primeiro o joio e amarrem em feixes para ser queimado.
Depois colham o trigo e ponham no meu depósito.'

Mateus 13.30

Em termos atuais, podemos afirmar que os da esquerda no Juízo Final e o joio da parábola, seriam as partes eticamente infectadas do organismo social, que necessitam de tratamento adequado contínuo, para não debilitar as partes sadias, mas que, no momento oportuno, serão extirpadas definitivamente.

As cargas dos outros (Gálatas 6.2): A seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário