Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

República da Degola

Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; 

pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo.
Pois as Escrituras Sagradas dizem:
"Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor."
...
Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.

Romanos 12.19-21

A corrente filosófica, religiosa e política conhecida como positivismo foi marcante na conformação de nossa República, desde sua proclamação. As alterações constitucionais introduzidas sucessivamente durante a história republicana não chegaram a arranhar significativamente suas marcas. Seu lema era "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim", que chegou a ser transcrito em nossa bandeira de forma abreviada: ORDEM E PROGRESSO.

Poderíamos identificar facilmente boas marcas do positivismo em nossas leis trabalhistas, nosso sistema previdenciário, bem como nas redes públicas de saúde e educação. Mas o propósito desta postagem é relacionar com as precedentes este 131º aniversário de nossa República, ou seja, com o tratamento naturalmente adequado das enfermidades, mais especificamente do grave desvio ético.

Quanto a isso, nosso regime seria submetido a uma uma dura prova no oitavo ano de sua proclamação. Ainda não consolidado, procurou demostrar seu valor na repressão a uma ameaça, questionável, representada pela comunidade socio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, que se instalou em Canudos, no interior do estado da Bahia, para aguardar o fim do mundo como saída para uma existência miserável. Após batalha cruenta, o exército obteve finalmente a vitória, também questionável; inquestionável mesmo foi sua vergonhosa sucumbência frente ao mal (veja Romanos 19.21), o verdadeiro inimigo. Bastam dois fatos, citados na wikipedia: "todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de 'gravata vermelha'"; "O cadáver de Antônio Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada a faca", sendo seu crâneo exibido como troféu em diversas localidades.

Infelizmente este não foi apenas um lamentável caso isolado. A primeira constituição republicana do estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, recebera igualmente forte influência dos princípios positivistas, o que não impediu também que a degola viesse representar uma forma muito comum de resolver suas disputas políticas no início do Século XX, há menos de cem anos.

Ficam aí estes dois exemplos, semelhantes aos milhares que a mídia ainda nos derrama diariamente diante dos olhos, a exigir de nós uma re-ação muito mais efetiva do que apenas lamentar. Pois fica cada vez mais evidente que somente os limitados recursos de que as instituições republicanas dispoem não bastam para vencer o mal. Com o bem!

Segue: Entendes o que lês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário