Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Revelação Natural – OLHA SÓ!

 

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e,
luz para os meus caminhos.

Salmos 119.105

Segundo nossa concepção de Revelação Natural, o próprio Deus se revela na Criação, sem prejuízo de sua Palavra registrada nas Escrituras, esta com um propósito específico: a Salvação. Deste modo: Deus> natureza> ser humano. Não existem fronteiras, mas apenas um saber, todo domínio é simplesmente divino.

As Escrituras sagradas são o ponto de partida, pois aponta aos perdidos o caminho da Salvação, de volta para o Pai. O grande problema é que nelas a sua Palavra encontra-se registrada em palavras humanas, cujas limitações e armadilhas conhecemos todos muito bem, servem tanto para revelar quanto para ocultar e distorcer. No caso da bíblia, começa com a dificuldade em determinar o texto original mais confiável; e cede espaço a interpretações no mínimo conflitantes.

Entretanto, todos concordam que Moisés fora o primeiro a quem Deus ordenara escrever algo. Segundo o que nos foi passado, ele falava antes disso diretamente às pessoas. A linguagem que usava não sabemos, mas versava sobre a criação do mundo, histórias variadas e principalmente leis. Mas não parou por aí; faz parte da Revelação outras histórias, mensagens, poesia, História com agá maiúsculo... e, de interesse especial sobre nosso tema, investigações sobre o trabalho continuado do Criador no ambiente natural e no cotidiano das pessoas.

Há quem acredite, com um pouco de exagero, que todo esse material caiu do céu pronto e já encadernado. Mas o fato é que se formou pouco a pouco: comunidades de crentes, em diferentes épocas e ambientes, foram colecionando e compartilhando escritos, bem curtos ou extensos, que consideravam inspirados; cresceram como uma bola de neve e se tornaram uma verdadeira biblioteca. Quando autoridades começaram a tratá-las oficialmente como regra de fé, não passou de um reconhecimento do que já vinha sendo praticado, naturalmente. Daí em diante a história muda, muito pouco natural. Podemos dizer assim que, no início, foi o próprio conteúdo dos Escritos que reuniu comunidades em torno deles, as quais os adotaram como seu guia e os passaram a seus líderes sábios e instruídos, os quais infelizmente mudaram o rumo das coisas.

Por outro lado, para dirimir enganos destes seres inteligentes, a divindade sempre se serviu de todo tipo de mídia, teofanias, anjos, sonhos, oradores... e também principalmente das coisas criadas. Assim: Deus> natureza> ser humano.

A seguir: Natureza explica a Bíblia – É PRA HOJE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário