Translate

Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?
Quanto a essa plebe, que nada sabe da lei, é maldita... (João 7.48-49)

domingo, 3 de janeiro de 2021

Falando o Naturês

 

"O amor que move o sol,
como as estelas"
O verso de Dante
é uma verdade resplandecente,
e curvo-me ante sua magnitude.
Ouso insinuar,
sem pretensão a contribuir
para que se desvende o mistério amoroso:
Amar se aprende amando."

- Carlos Drumond de Andrade

Pois é! Drumond nem ousa com seus versos "contribuir para que se desvende o mistério amoroso", "que move o sol, como as estelas", as coisas criadas, mas apenas "insinuar" . Afinal: "Amar se aprende amando".

Para conhecer o amor, só mesmo entrando na dança do sol, das estrelas, com as águas terrestres, as suaves brisas, os poderosos ventos, os fluidos vitais dos seres vivos... Entendeu? Então leia a postagem anterior: OLHA PRÁ ÁGUA!

Esse é o naturês, a linguagem da natureza, das coisas criadas, da interação, da convivência, do praticar, do fazer, através da qual recebemos e repassamos o saber que está ao alcance de todos os seres vivos, mas é inexprimível nas palavras criadas pelos humanos, estas só conhecidas pelos que nelas foram instruídos.

A Palavra criadora e mantenedora é quem rege a orquestra, quem dá o tom e o ritmo da dança universal do amor. Para curtir a música, como canta Elis Regina, não basta saber que "são dois prá lá, dois pra cá", sem sentir "a tua mão no pescoço, as tuas costas macias... E a ponta de um torturante Band-aid no calcanhar" (Ouça). 

Agora imagine uma pista do tamanho do universo e um minúsculo cantinho chamado Terra lotado de dançarinos "sentindo frio na alma", ouvindo uma infinidade de músicas alternativas em compassos, tons e ritmos desencontrados. Como evitar os encontrões, os pisoes, as cotoveladas...? A própria regente desce então do tablado celeste até o canto da pista a fim de ensinar-lhes a bailar; tranquiliza-os: "são dois prá lá, dois pra cá", enquanto dirige os seus passos, no seu ritmo.

Pois, isso você sabe, dançar/amar também só se ensina dançando/amando, juntos, interagindo.

A seguir, o sol te convida para aprender a dança do amor: ME SEGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário